Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem?



Para entender a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem é preciso conhecer cada tipo de serviço, como vamos explicar agora:


Alinhamento

O alinhamento ajusta a posição das rodas na suspensão. Ele acontece naturalmente quando a roda se “curva” para dentro ou para fora, dificultando assim a direção. É fácil perceber se o carro está desalinhado. Para isso, basta observar onde estão os maiores desgastes no pneu e se eles cantam quando você faz curvas.
O desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiro, as mudanças na condução do veículo ou na resposta à viagem podem indicar um desalinhamento. Atualmente, muitos veículos vêm equipados com suspensões traseiras que podem ser ajustadas para manter o alinhamento correto.
Outro detalhe importante em relação ao alinhamento é que você precisa compreender que as peças da suspensão automotiva devem estar funcionando perfeitamente para que tudo fique 100%, uma vez que as peças do automóvel trabalham em conjunto.

Balanceamento

O balanceamento é o processo que equilibra a estática e a dinâmica do conjunto pneu/roda. Ele tem diferença entre o alinhamento, pois posiciona contrapesos de chumbo na roda de modo que isso faça com que ela fique equilibrada no todo.

Cambagem

Já a cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Este ajuste serve para controlar as características de rolamento das rodas. A cambagem fora dos parâmetros originais do veículo causa desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo.
Além disso, quando os valores de cambagem entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência à deriva e puxar para o lado positivo.

 

Quais os benefícios do alinhamento, balanceamento e da cambagem?

O alinhamento e o balanceamento são importantes para aumentar a vida útil dos pneus e garantir a segurança do motorista. Os pneus alinhados corretamente têm sua vida útil prolongada. Além disso, o processo de alinhamento ajusta as relações entre os componentes da suspensão, da direção e das rodas do automóvel.
Em relação ao balanceamento, ele melhora consideravelmente a maneira de dirigir, reduz o consumo de combustível, evita o desgaste dos pneus e os danos nas peças sensíveis. Além disso, o carro balanceado e alinhado garante mais segurança para o motorista, os passageiros e também para os outros carros.
Também economiza gasolina e previne manutenções maiores, por aumentar o atrito do pneu com o solo, de pneus e rodas. Já a cambagem melhora a durabilidade dos pneus e evita desgastes.

 

Quando alinhar ou balancear o automóvel?

É recomendado que a cada 10 mil quilômetros rodados você faça o alinhamento e o balanceamento dos pneus. Entretanto, para que o serviço fique bem feito, é necessário que os pneus estejam em boas condições de uso de forma a não prejudicar tais ajustes. Mas, atenção! Se o carro do seu cliente alcançar 80 mil quilômetros, o ideal é você sugerir que a troca dos pneus.

Quando fazer a cambagem?

A diferença entre o alinhamento e a cambagem é que para fazê-la, você precisa observar a parte da frente do veículo. Os pneus devem estar o mais próximo possível do ângulo reto, que seria o ângulo ideal. Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro.
O recomendado é fazer a cambagem junto com o alinhamento e o balanceamento. Assim, você garantirá aos seus clientes que o veículo sairá da manutenção totalmente regulado.
Agora que você já sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem poderá auxiliar seus clientes na hora que eles precisarem, não é verdade? E para oferecer serviços de qualidade, invista em equipamentos, como a balanceadora de pneus e a rampa para alinhamento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quando trocar os amortecedores

Tecnologias automotivas que desapareceram