Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem?
Para entender a diferença entre alinhamento,
balanceamento e cambagem é preciso conhecer cada tipo de serviço, como vamos
explicar agora:
Alinhamento
O
alinhamento ajusta a posição das rodas na suspensão. Ele acontece naturalmente
quando a roda se “curva” para dentro ou para fora, dificultando assim a
direção. É fácil perceber se o carro está desalinhado. Para isso, basta
observar onde estão os maiores desgastes no pneu e se eles cantam quando você
faz curvas.
O
desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiro, as mudanças na
condução do veículo ou na resposta à viagem podem indicar um desalinhamento.
Atualmente, muitos veículos vêm equipados com suspensões traseiras que podem
ser ajustadas para manter o alinhamento correto.
Outro
detalhe importante em relação ao alinhamento é que você precisa compreender que
as peças da suspensão automotiva devem estar funcionando perfeitamente para que
tudo fique 100%, uma vez que as peças do automóvel trabalham em conjunto.
Balanceamento
O
balanceamento é o processo que equilibra a estática e a dinâmica do conjunto
pneu/roda. Ele tem diferença entre o alinhamento, pois posiciona
contrapesos de chumbo na roda de modo que isso faça com que ela fique
equilibrada no todo.
Cambagem
Já a cambagem é a
inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Este
ajuste serve para controlar as características de rolamento das rodas. A
cambagem fora dos parâmetros originais do veículo causa desgaste irregular dos
pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo.
Além
disso, quando os valores de cambagem entre as rodas possuem mais do que um grau
de diferença, o veículo pode apresentar tendência à deriva e puxar para o lado
positivo.
Quais os
benefícios do alinhamento, balanceamento e da cambagem?
O
alinhamento e o balanceamento são importantes para aumentar a vida útil dos
pneus e garantir a segurança do motorista. Os pneus alinhados corretamente têm
sua vida útil prolongada. Além disso, o processo de alinhamento ajusta as
relações entre os componentes da suspensão, da direção e das rodas do
automóvel.
Em
relação ao balanceamento, ele melhora consideravelmente a maneira de dirigir,
reduz o consumo de combustível, evita o desgaste dos pneus e os danos nas peças
sensíveis. Além disso, o carro balanceado e alinhado garante mais segurança
para o motorista, os passageiros e também para os outros carros.
Também
economiza gasolina e previne manutenções maiores, por aumentar o atrito do pneu
com o solo, de pneus e rodas. Já a cambagem melhora a durabilidade dos pneus e
evita desgastes.
Quando
alinhar ou balancear o automóvel?
É
recomendado que a cada 10 mil quilômetros rodados você faça o alinhamento e o
balanceamento dos pneus. Entretanto, para que o serviço fique bem feito, é
necessário que os pneus estejam em boas condições de uso de forma a não
prejudicar tais ajustes. Mas, atenção! Se o carro do seu cliente alcançar 80
mil quilômetros, o ideal é você sugerir que a troca dos pneus.
Quando fazer a cambagem?
A
diferença entre o alinhamento e a cambagem é que para fazê-la, você precisa
observar a parte da frente do veículo. Os pneus devem estar o mais próximo
possível do ângulo reto, que seria o ângulo ideal. Um lado nunca pode estar
mais inclinado que o outro.
O
recomendado é fazer a cambagem junto com o alinhamento e o balanceamento.
Assim, você garantirá aos seus clientes que o veículo sairá da manutenção
totalmente regulado.
Agora que
você já sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem poderá
auxiliar seus clientes na hora que eles precisarem, não é verdade? E para
oferecer serviços de qualidade, invista em equipamentos, como a
balanceadora de pneus e a rampa
para alinhamento.
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